quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O que ensinar em inglês para crianças do maternal?


Crianças de 2 a 4 anos podem aprender inglês, porém antes de qualquer coisa deve-se respeitar os limites de cada uma, preservando a individualidade.
O aprendizado deve ser divertido, prazeroso e despertar um novo mundo na imaginação das crianças.
Criatividade – esse é o principal requisito para trabalhar a língua inglesa no maternal, a cada aula o professor tem de surpreender os pequenos com atividades e brincadeiras.
É importante começar a trabalhar com conteúdos simples, prefiro começar pelos nomes dos animais, toda criança gosta de bichinhos, e nas primeiras aulas, você professor, pode conquistá-las conversando sobre os animais de estimação, o que elas têm em casa, que bichinho mais gostam e assim por diante...
Para crianças com 2 anos de idade o ideal é trabalhar um nome por aula, explore diversas atividades lúdicas em cima do tema escolhido. Já as crianças de 3 e 4 anos você pode explorar dois nomes de animais. Não adianta mostrar uma lista com diversos animais nas primeiras aulas, o ideal é que eles aprendam aos poucos, e devagar os nomes vão se tornar comuns.
 Uma dica, para revisão você pode passar algum desenho animado  em inglês, não precisa ser longo, tem muitos videos no youtube apropriados que ensinam.
Toda criança assiste a desenho animado e a aula fica mais leve, mesmo que eles não entendam tudo o que está sendo dito. E nesse momento, você professor, vai explicando o que acontece, com ênfase nos nomes que foi trabalhado em sala.
Depois de algumas aulas é possível trabalhar dois temas, como ensinar o nome das frutas e cores ao mesmo tempo. Por exemplo, numa aula você trabalha a banana e a cor yellow. Se a turma for maiorzinha, você apresenta umas três frutas amarelas.
Nunca perca a oportunidade de relembrar nomes já trabalhados, às vezes tem algum livro, brinquedo, imagem nas roupas das crianças, alguma coisa que já foi ensinado por perto, então pergunte se as crianças lembram o nome.
Gosto de começar as minhas aulas com uma breve revisão do que ensinei na aula passada, as crianças aprendem muito fácil, mas também esquecem, por isso é importante repetir sempre.
Quanto ao conteúdo, ensine o nome dos animais, as cores, os números, o nome da família. Prefiro ensinar a dizer o nome e fazer cumprimentos depois de certo tempo, em que estão mais maduros para dizer uma frase.
O segredo é ensinar com amor, sem pressa, respeitar os limites e manter um diálogo individual com cada criança. Falar não apenas para o grupo, mas para cada uma das crianças e oferecer a atenção que elas necessitam.
Boa sorte!!


7 comentários:

  1. Adorei as dicas! Já dou aulas de inglês para adolescentes e adultos há muitos anos, mas vai ser a primeira vez que vou ensinar no maternal. Confesso que estava um pouco confusa, sem saber direito o que fazer, mas esse texto ajudou bastante! Vou tentar colocar em prática as dicas lidas aqui. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O que você acha sobre dar aulas de inglês para crianças de 3/4 anos e não poder falar uma única palavra em inglês para eles dentro da sala de aula?

    ResponderExcluir
  3. Ajudou mt mesmo , sou novo nisso e agora já sei como começar minhas aulas com os pequenos.

    ResponderExcluir
  4. Ajudou mt mesmo , sou novo nisso e agora já sei como começar minhas aulas com os pequenos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meeeeeeesmo!
    Estou coordenando um projeto numa ONG.
    Toda a luz e sorte para você!

    ResponderExcluir