São crianças e o aprendizado tem de ser tão divertido quanto prazeroso. Impor a obrigação de aprender não é o caminho adequado. Essas crianças que estão começando a aprender inglês ainda no maternal não são alfabetizadas, muitas vezes não tem nenhum membro na família que fale inglês. Para a criança em si, não há nenhum estimulo para que ela deva aprender inglês precocemente. Ela esta matriculada na aula porque os pais acham bonitinho ou porque é uma disciplina da escola onde estuda.
Cabe ao professor designado a ensiná-la estimular a vontade e o interesse em aprender.
A criança tem de querer ouvir o que o professor tem a dizer e ela só vai parar para ouvir se for interessante pra ela, se ela entender. Nada de falar grego (melhor dizendo nada de falar inglês), fale na medida certa, use os termos que eles já conhecem.
Surpreenda a cada aula. Pesquise novas atividades, novas histórias, tenha sempe uma carta na manga. As crianças não gostam de aula repetitiva, mesmo que o conteúdo seja novo, mas se a metodologia da aula for a mesma, qual a graça de aprender? Os pequenos não estão preocupados com vestibular, eles aprendem porque o aprendizado faz parte da vida e apesar de pequenos já sabem fazer escolhas. Decidem participar ou não da aula se isso for legal para eles naquele momento.
Se você preparou uma atividade e a turma está agitada demais, tente outra coisa. Esqueça as regras, abra exceções. Passe um dvd curto e depois converse com eles sobre o desenho que viram. Deixe sempre um jogo da memória no seu material ou uma história nova para contar.
Ministrar aula a crianças de 2 a 4 anos é uma grande tarefa. O professor tem de conquistar a atenção do aluno fazendo uso de um trilhão de recursos lúdicos, inovando a cada aula.
Faça a imaginação fluir!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário